Pioneira em logística verde, a DB Schenker tem investido pesado em soluções inovadoras de frete terrestre, aéreo e marítimo de baixo carbono. Seus esforços envolvem não apenas a transição para combustíveis mais ecológicos, mas também o desenvolvimento de armazéns logísticos movidos a energia renovável e a introdução de caminhões que utilizam combustíveis alternativos, marcando um passo significativo no esforço para minimizar a dependência do setor em combustíveis fósseis.
Entre as principais iniciativas da DB Schenker, estão:
- Eletrificação da frota: a DB Schenker tem dado passos significativos no esforço de minimizar a dependência do setor logístico em combustíveis fósseis e promover um transporte mais sustentável. Nos últimos dois anos, a empresa adquiriu 1.500 caminhões elétricos (com capacidade de 10 toneladas de carga útil cada), dos quais 700 já estão em operação em oito países europeus. Também está adotando carretas, chamadas de e-trailers, com capacidade de geração própria de energia.
- Modernização dos armazéns: a empresa investiu no desenvolvimento de armazéns sustentáveis, com tecnologias avançadas que incluem sistemas automatizados e soluções de energia renovável. Essas melhorias não só aumentam a eficiência logística, mas também minimizam o impacto ambiental das operações.
- Uso de combustível sustentável: a empresa vem ampliando sua oferta de combustível certificado de aviação sustentável (SAF) e combustível marítimo sustentável (SMF) que reduzem significativamente as emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, o impacto ambiental em comparação com os combustíveis tradicionais. Em março, a Schenker fechou um acordo com a Mercedes-Benz para o fornecimento de 13.000 toneladas de SAF (Sustainable Aviation Fuel). A medida resultará na redução de 40.000 toneladas de emissões globais de CO₂.
- Uso de charters: a empresa expandiu a malha aérea internacional, explorando o uso de charters para otimizar o transporte de mercadorias e garantir uma logística mais ágil e sustentável, ao mesmo tempo em que atende às crescentes demandas do mercado.
A DB Schenker também reduziu em 10 anos o compromisso de neutralizar suas emissões de carbono, antecipando a meta de 2050 para 2040. O investimento de provedores de logística como a Schenker em iniciativas verdes faz parte do alinhamento com as metas globais de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).