Intermodal is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

Jogos retrô e o conforto emocional: Empresas inovam em ação nostálgica durante a Intermodal

Em meio à enxurrada de informações e ao crescente uso da inteligência artificial, o mundo moderno vive um paradoxo: esses fatores muitas vezes podem despertar um sentimento de desconfiança e um anseio por experiências mais familiares. É nesse cenário que a nostalgia se torna uma poderosa aliada ao bem-estar emocional. Reviver momentos do passado por meio de jogos clássicos, músicas e referências afetivas pode ser uma forma eficaz de aliviar o estresse e criar conexões mais genuínas.

Durante a 29ª edição da Intermodal South America, as empresas Pac Log e Poly, que pertencem ao mesmo grupo empresarial, vão apostar em uma ação de marketing inovadora e afetiva: um espaço interativo onde os visitantes podem se divertir com jogos eletrônicos retrôs. A ideia é transformar a experiência do público, trazendo um momento de descontração e memórias afetivas em meio a um ambiente tecnológico e de negócios.

 

Nostalgia como estratégia de conexão emocional

O conceito da palavra nostalgia foi se adequando ao longo dos anos. Se antes ela era associada à melancolia, hoje ela traz um conforto emocional. Estudos apontam que atividades nostálgicas ativam áreas do cérebro associadas ao prazer e à redução da ansiedade, tendo em vista que o resgate de memórias felizes libera dopamina e serotonina, neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar.

Além disso, o mercado tem explorado cada vez mais o conceito do retromarketing, estratégia que resgata elementos do passado para criar engajamento e fortalecer a conexão emocional com os consumidores. Grandes marcas já perceberam que trazer referências de décadas passadas pode impactar positivamente as decisões de compra e a fidelização do público.

 

Da realidade ao mundo dos jogos

As escolhas dos jogos para a ação de marketing não foram aleatórias. O jogo de vídeo game de quebra-cabeça, um clássico dos anos 80, ensina sobre estratégia, tomada de decisão rápida e organização – habilidades essenciais na logística. No jogo criado pela Poly, chamado Contetris, o objetivo é encaixar as caixas dentro de um contêiner em um tempo determinado, tal qual as atividades portuárias em que os operadores precisam encaixar diferentes volumes e formatos dentro de um mesmo espaço, garantindo que tudo seja transportado com segurança e eficiência. Qualquer erro no arranjo pode gerar atrasos, custos adicionais e riscos à integridade da carga. E tanto na realidade quanto no mundo dos jogos, a última coisa que queremos é “Game over”.

Já o jogo de vídeo game inspirado No Super Mário, Sônic, Donkey Kong, entre outros, resgata o espírito de superação, desafio e avanço de etapas, conceitos que se alinham diretamente ao mundo corporativo e à busca por eficiência e agilidade. No jogo da Pac Log, o Super Loguito, no lugar de um encanador saltando sobre obstáculos, por exemplo, temos um avião, mascote da empresa, chamado Loguito. Ele precisa coletar caixas no ar, desviando de

adversidades para armazená-las no terminal da Pac Log, em tempo hábil e em segurança. Esse cenário lúdico tem muito em comum com a operação de um terminal aeroportuário de cargas, onde cada movimentação exige precisão, rapidez e estratégia.

A ação será realizada nos estandes K053 (Poly) e K053a (Pac Log), onde os visitantes poderão jogar, compartilhar suas experiências e relembrar bons momentos. "Queremos proporcionar uma experiência diferenciada para os participantes da feira. A logística é um setor dinâmico e tecnológico, mas não podemos esquecer o lado humano. A nostalgia nos conecta com o passado, mas também nos inspira para o futuro", destaca a supervisora de Comunicação e Marketing, Hadna Teider Bassi.

 

Serviço

O quê: Ação interativa com jogos nostálgicos na Intermodal South America 2025

Quando: De 22 a 24 de abril

Onde: Distrito Anhambi

Empresas participantes: Pac Log e Poly

 

Pac Log nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/paclogbrasil/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/pac-log/

 

Poly nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/poly.log/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/poly-log/

 

Assessoria de Imprensa:

Hadna Teider Bassi

Comunicação e Marketing

[email protected]

+55 (47) 99104-4844


 

Serviço:

Intermodal South America – 29ª Edição

Data: 22 a 24 de abril de 2025.

Local: Distrito Anhembi.

Horário: das 13 às 21h.

Mais informações: Clique aqui

Credenciamento Imprensa: Clique aqui

 

Sobre a Intermodal South America

A Intermodal South America, o maior e mais completo evento das Américas para o setor de transporte de carga, tecnologia, logística, intralogística e comércio exterior, é o principal ponto de encontro para as mais importantes empresas de toda a cadeia de valor. Serão três dias de evento presencial, de 22 a 24 de abril de 2025, no Distrito Anhembi, que representa um momento único para todos os players e profissionais destes mercados. 

 

Sobre a Informa Markets  

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 28 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br